Logo RioRitmo
Home
Apresentação
Equipe Médica
Sobre Arritmias Cardíacas
Convênios e Hospitais Conveniados
Contatos
Telefone de Atendimento
Sobre Arritmias Cardíacas

Palpitações, tonteiras e desmaios são queixas muito comuns na área da cardiologia.
Na sua maioria, estes sintomas são decorrentes de Arritmias Cardíacas.

As Arritmias Cardíacas são alterações do ritmo cardíaco que podem ocorrer  por diminuição ou aumento na frequência dos batimentos cardíacos (bradicardia ou taquicardia) respectivamente.

As Arritmias podem ocorrer sem sintomas, podendo ser detectadas em exames de rotina como check up ou em uma avaliação pré operatória (risco cirúrgico). Muitas vezes as Arritmias geram sintomas que podem ser discretos ou muito intensos e que motivam uma avaliação cardiológica.

A importância de um quadro de Arritmia Cardíaca se deve ao fato de algumas Arritmias serem potencialmente malignas (gerarem risco a vida) podendo causar morte súbita.

Algumas Arritmias não são malignas, mas geram sintomas muito intensos como: desmaios recorrentes e crises de taquicardia.

As Arritmias Cardíacas podem ser tratadas e muitas vezes curadas. Para isso há disponível medicamentos antiarrítmicos e procedimentos realizados através de cateteres (Estudo Eletrofisiológico e Ablações).

É necessário ainda, em algumas situações, a colocação através de cirurgia de aparelhos como marcapasso ou desfibrilador para controle do ritmo cardíaco.
Em resumo: as Arritmias Cardíacas são doenças preocupantes, mas que atualmente a medicina dispõe de tratamentos modernos e eficazes para seu controle e/ou cura.

          © 2009 - RioRitmo.com - Todos os direitos reservados | Código de Ética Médica